sábado, 31 de julho de 2010

Mais um possível recorde para o porto de Santos pode ter sido batido.


Deixou hoje o porto de Santos um dos navios mais largos
que se tem registro por aqui, trata-se do graneleiro
"Orient Cavalier", de bandeira cipriota.
O navio carregou soja no terminal da TGG (Guarujá) e
passou pela ponta da praia por volta das 17:15 onde já
estava sendo devidamente aguardado para fotos.
A embarcação construída esse ano pelo estaleiro New Century
Shipbuilding (China) possui 255,28m de comprimento e 43,064m
de largura, o que para muitos trata-se de um recorde para
Santos, mas ainda não temos essa informação confirmada.
Se alguém tiver tal informação colabore conosco.
Não temos o destino pois a embarcação ainda encontra-se
fundeada na barra.

Foto: Gustavo Sousa

11 comentários:

  1. Puxa, 43 metros de largura!
    Bem grande mesmo. Isso é mais largo que os transatlânticos?

    Acredito que eles sejam maiores que todos os cargueiros que entram e saem no Porto de Santos.

    SDS.

    ResponderExcluir
  2. O que que é um transatlântico?

    ...............
    Geralmente os capesize são largos mesmo, até ai redundancia.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, na verdade o maior navio que ja escalou Santos foi um containeiro, normalmente navios de cruzeiros (melhor maneira de se denominar tal tipo de navio), não são muito largos, talvez até compridos como ja é esperado um novo recorde de comprimento para Santos q será de 311m, mas com relação a largura q é o ponto dessa postagem temos um consideravel aumento nas medidas de largura de navios principalmente graneleiros.

    ResponderExcluir
  4. Rafael foi o MSC Stella de 304 m em 13 de setembro de 2009

    abs
    MO

    ResponderExcluir
  5. Rafael

    segue mais alguns os dados do bixão

    A confirmar, mas aparentemente certo, o calado de 13,24 m deve ter sido o maior praticado até agora

    Navio: Orient Cavalier
    IMO: 9436460
    Tipo: Graneleiro Post Panamax
    Bandeira: Chipre
    Porto de Registro: Limassol
    Prefixo: 5BWC2
    Armador: Interorient Navigation Co Ltd (INC) , Limassol, Chipre

    Construtor: New Century Shipbuilding Co Ltd - Jingjiang JS Jiangsu,, República Popular da China

    Batimrnto de quilha: 4 de setembro de 2009
    Lançamento: 30 de setembro de 2009
    Entrega: Janeiro de 2010

    Comprimento total: 255,28 m
    Boca máxima: 43,06 m
    Pontal: 30,21 m
    Caçlado máximo: 14,50 m
    Dwt: 114.751 t.

    MCP: 1 x Hyundai MAN-B&W 6cy tipo 6S60MC-C de 18.436 bhp x 105 rpm
    Veloc: 14,5 nós

    Unidades da mesma classe:

    IMO - Name - Built -Operator - Status
    9464601 - NEW CENTURY 0111505 - 2012 - Interorient Marine Services - On Order

    9464651 - NEW CENTURY 0111506 -2012 - Interorient Marine Services - On Order

    9464663 - NEW CENTURY 0111507 - 2012 -Interorient Marine Services - On Order

    9464675 - NEW CENTURY 0111508 - 2012 - Interorient Marine Services - On Order

    9537551 - NEW CENTURY 0111517 - 2011 - Hanjin Shipping Co Ltd - On Order

    9537563 - NEW CENTURY 0111518 - 2011 - Hanjin Shipping Co Ltd - On Order

    9539729 - NEW CENTURY 0111519 - 2011 - Hanjin Shipping Co Ltd - On Order

    9539731 - NEW CENTURY 0111520 - 2012 - Hanjin Shipping Co Ltd - On Order

    9436460 - ORIENT CAVALIER - 2010 - Interorient Marine Service - In Service

    9464572 - ORIENT CENTAUR - 2010 - Interorient Marine Services - In Service

    Segue uma pequena relação de alguns “grandões" históricos que passaram por aqui nos últimos 20 anos:

    Samos : cape size – 136.738 dwt – 270 x 42 m

    Angelo della Gatta – New Luck/New Venturer I – Ostrajko/North King (mesma classe) : cape size – 127.375 dwt – 264 x 40,8 m

    Aghia Trias – cape size – 116.680 dwt – 253 x 40,8 m

    Flag Mersinidi/Flag Mersinidi I – cape size – 124.380 dwt – 256 x 39 m

    Aghios Makarioss – 88.700 dwt – 228 x 43,01 m

    Kyla – cape sze – 134.906 dwt – 270 x 42,8 m

    Mega Dale – cape size – 123.100 dwt – 268 x 39,05 m

    Jag Lyal – Aframax – 110.530 dwt – 245 x 42 m

    Makronissos – Aframax – 106.200 dwt – 243 x 42 m

    Navion Savonite – Shuttle Tanker – 108.712 dwt –246 x 42,8 m

    Radiance of the Seas – navio de passageiros - 90.090 grt – 294 x 39,8 m

    MSC Stella – Porta Container – 85.680 dwt - 6.723 teus 303,92 m x 40 m

    Notar que o MSC STEKKA foi o maior navio em comprimento linear já entrado em SSX (em 13 de setembro de 2009)

    Sds
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Opa

    Gentileza notar

    Navion Savonita e MSC Stella e se puder apagar a msg em duplicata

    Sds
    MO

    ResponderExcluir
  8. o Stella é o record de lom deverá ser batido pelo porta bunecos Mariner of the Seas em 2011

    dos bunecos, eu me enganei (problemas de visão), anotei errado, pois o Radiance é 32,20 m, sendo o record de boca e grt em Sanmtos o Costa Concordia, com 114.147 t. e 35,50 m de boca moldada, a dispeito do maior bunjeco em comprimento linear ainda ser o Infinity/Celebrity Infinity

    Dios Caqpesdizes tem mais, mas fiquei com preguiça de procurar (tem uuns 5 ou 6 grandoes tbm que tenho foto, mas fiquei com preguiça de procurar nas minhas fotos)

    Dos Tanques, tem mais tb, incluindo um outro Jag e um Thenamaris, o Sea.... deu braqnco, mas tenho foto tbm, depois vejo com calma

    Sds
    MO
    ]

    ResponderExcluir
  9. Putiz ...

    Esqueci do grande IKARIA de 129.237 dwt = 267 x 42 m e pio4r ainda, um outro da classe do Angello Della Gatta, o Constatinoupolos, da Dalex

    cara, que blasfemia a minha ter esquecido destes ai ...

    ResponderExcluir
  10. É.. esses dois quem ja fotografou em Santos não pode esquecer, lindos navios.

    ResponderExcluir