
Um navio que fazia transporte de combustível para
abastecer embarcações atracadas no Porto de Vitória
passou cinco horas encalhado, ontem, à direita do canal
de acesso ao Porto de Vitória, nas proximidades da Terceira
Ponte. De acordo com a Capitania dos Portos do Espírito Santo,
o incidente aconteceu após a embarcação ter se desviado de um
pequeno barco de pesca.
“Pelo que averiguamos, o comandante teria desviado o navio do
barco para evitar um acidente, e, com isso, acabou saindo do
canal”, informou o Comandante da Capitania dos Portos do Espírito
Santo, Márcio Fonseca.
O navio em questão é o SM Apollo, que realiza o transporte de
combustível no litoral para os portos de Vitória, Tubarão e Capuaba.
Ele estava carregado com óleo pesado destinado à navegação marítima.
A Codesa chegou a enviar duas embarcações rebocadoras, mas, por
volta de 15h30, com a maré cheia, o navio desencalhou.
O incidente provocou a paralisação das atividades no porto entre
10h – horário em que ocorreu o incidente – e 15h30 de ontem e impediu
a atracagem de um navio que seria carregado de granito, às 11h.
A Capitania dos Portos informou que no local é permitida a circulação
de barcos de pesca, mas eles precisam cumprir as determinações do
Regulamento da Navegação.
Punição
O órgão abriu inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)
para apurar o ocorrido e saber dos possíveis responsáveis. O prazo
para conclusão é de 90 dias. Nele será, de fato, confirmado se houve
erro humano ou mecânico. Se for identificado como responsável, o
comandante da embarcação poderá, até mesmo, perder sua licença.
Mais de 150 navios por mês passam por canal
Por mês, passam pelo canal de Vitória entre 150 e 200 embarcações
de diferentes tamanhos. Esse total representa uma média diária que
varia entre cinco a sete embarcações. Somando, ao todo, 10 a 14
viagens são feitas pelos práticos – responsáveis por fazer o
transporte dos navios pelo canal. Em Vitória, o canal é estreito,
sinuoso e limitado por pedras, o que torna o grau de dificuldade
da manobra elevado e ser considerado um dos mais difíceis do mundo.
Fonte: A Gazeta Viitória (ES)
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