Há algum tempo quem gosta de navios nao via muita novidade no que
diz respeito a design, principalmente com relação aos navios que
transportam containers, pois quase todos tem o mesmo estilo e só
mudam o comprimento e a capacidade.
Na intenção justamente de aumentar a capacidade, uma nova geração
de navios está tomando conta do mercado e os principais armadores
do setor já possuem alguns deles, ou já fizeram encomendas.
A grande sacada para quem gosta de ver ou fotografar navios, é
justamente a diferença dessa nova geração para os demais, pois a
superestrutura se localiza mais a vante e a chaminé mais próxima
a ré, lembrando um pouco o design de navios da década de 50/60.
São navios com capacidade que variam entre 12.500 e 18.000 Teus,
em média possuem 365m de comprimento, exceto a nova classe da
Maersk com 400m, e para se ter uma idéia da mudança que essa nova
geração está causando, navios como o Emma Maersk de 396m de
comprimento possuem capacidade de até 12.500 Teus.
Quatro estaleiros estão construindo essa nova geração, todos eles
da Coréia do Sul: Daewoo, Hyundai, Samsung e STX, e armadores
europeus e asiáticos já contam com grande quantidade desses navios.
Por aqui só podemos ver a versão "mirim", construída na China,
com 294m, capacidade para até 5.300 Teus, e operados pela CSAV.
Acho díficil, para não dizer impossível ver um navio desses aqui
no Brasil, pois além do seu comprimento, seu calado tem em média
mais de 15.5m e sua capacidade fenomenal é voltada para países
com economia forte, e nós ainda nem sonhamos em ter navios como
esses operando em seu limite fazendo escalas frequentes.
Segue abaixo a lista de navios dessa nova geração com alguns
dados específicos:
DAEWOO (365m) 13.344 Teus
Constr Nome
(2010) CMA CGM Amerigo Vespucci
(2009) CMA CGM Christophe Colomb
(2010) CMA CGM Corte Real
(2010) CMA CGM Laperouse
(2010) CMA CGM Magellan
(2012) CMA CGM Marco Polo
(2012) CMA CGM Vasco da Gama
(2012) CMA CGM Zheng He
(2012) Daewoo (MSC)
(2012) Daewoo (MSC)
(2012) MSC Ariane
(2011) MSC Rapallo (Ex MSC Belgium)
(2011) MSC Trieste
DAEWOO (365m) 14.000 Teus
Constr Nome
(2010) MSC Alexandra
(2011) MSC Bari (Ex MSC Napoli)
(2009) MSC Camille
(2012) MSC Clorinda
(2009) MSC Danit
(2012) MSC Deila
(2011) MSC Firenze (Ex MSC Sweden)
(2010) MSC Genova
(2010) MSC La Spezia
(2010) MSC Livorno
(2010) MSC Melatilde
(2010) MSC Paloma
(2011) MSC Ravenna (Ex MSC Baltic)
(2010) MSC Rosa M
(2010) MSC Savona
(2010) MSC Sonia
(2011) MSC Teresa
(2012) MSC Valeria
HYUNDAI (366m) 13.092 Teus
Constr Nome Armador
(2011) Hyundai (MSC)
(2011) Hyundai (MSC)
(2011) Hyundai (MSC)
(2012) Hyundai (MSC)
(2012) Hyundai (MSC)
(2012) Hyundai (MSC)
(2012) Hyundai (MSC)
(2012) Hyundai (MSC)
(2011) Hyundai (Maersk)
(2011) Hyundai (Maersk)
(2012) Hyundai (Cosco)
(2011) Hyundai (Cosco)
(2011) Hyundai (Cosco)
(2011) Hyundai (Cosco)
(2012) Hyundai (Hapag-Lloyd)
(2010) Maersk Edmonton (Ex Leo Rickmers)
(2011) Maersk Edinburgh (Ex Pearl Rickmers)
(2010) Maersk Eindhoven (Ex Aqua Rickmers)
(2011) Maersk Elba (Ex Scorpio Rickmers)
(2010) Maersk Emden (Ex Ruby Rickmers)
(2010) Maersk Essen
(2012) Rio Elena
(2012) Rio Eliza
(2012) Rio lara
(2012) Rio Lilly
(2012) Rio Lucy
(2012) Rio Marie
(2013) Rio Nadia
(2013) Rio Ragna
(2013) Rio Theresa
HYUNDAI (366m) 13.100 Teus
Constr Nome
(2011) Hyundai Samho (Maersk)
(2011) Hyundai Samho (Maersk)
(2012) Hyundai Samho (Cosco)
(2011) Hyundai Samho (Cosco)
(2011) Hyundai Samho (Cosco)
(2012) Hyundai Samho (Hyundai)
(2012) Hyundai Samho (Hyundai)
(2012) Hyundai Samho (Hyundai)
(2012) Hyundai Samho (Hyundai)
(2012) Hyundai Samho (Hyundai)
(2011) Maersk Edison
(2011) Maersk Erving
(2011) Maersk Eubank
SAMSUNG (365m) 14.000 Teus
Constr Nome
(2010) MSC Emanuela
(2010) MSC Eva
(2010) MSC Gaia
SAMSUNG (366m) 13.798 Teus
Constr Nome
(2009) MSC Beatrice
(2010) MSC Bettina
(2008) MSC Daniela
(2010) MSC Irene
(2009) MSC Kalina
SAMSUNG (366m) 12.500 a 14.000 Teus
Constr Nome
(2012) Ain Snan
(2011) CMA CGM Alaska
(2011) CSCL Star
(2011) CSCL Venus
(2011) Faustina
(2011) Filippa
(2010) MSC Fabiola
(2010) MSC Filomena
(2011) Samsung (Offen)
(2011) Samsung (Offen)
(2011) Samsung (Offen)
(2011) Samsung (Offen)
(2011) Samsung (China Shipping Line)
(2011) Samsung (China Shipping Line)
(2011) Samsung (China Shipping Line)
(2012) Samsung (China Shipping Line)
(2012) Samsung (China Shipping Line)
(2012) Samsung (China Shipping Line)
(2011) Samsung (CMA CGM)
(2011) Samsung (CMA CGM)
(2011) Samsung (CMA CGM)
(2012) Samsung (CMA CGM)
(2014) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (ZIM Line)
(2014) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (ZIM Line)
(2014) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (ZIM Line)
(2012) Samsung (UASC)
(2012) Samsung (UASC)
(2012) Samsung (UASC)
(2011) Samsung (UASC)
(2011) Samsung (UASC)
(2012) Samsung (UASC)
(2011) Tayma
(2011) Umm Salal
STX SHIPBUILDING (365m) 12.400 a 13.000 Teus
Constr Nome
(2010) MSC Beryl
(2011) MSC Lauren
(2013) STX Jinhae (Zodiac Maritime)
(2013) STX Jinhae (Zodiac Maritime)
(2013) STX Jinhae (Zodiac Maritime)
(2013) STX Jinhae (Zodiac Maritime)
(2011) STX Jinhae (MSC)
(2011) STX Jinhae (MSC)
(2012) STX Jinhae (MSC)
(2012) STX Jinhae (MSC)
(2012) STX Jinhae (MSC)
(2012) STX Jinhae (MSC)
(2012) STX Jinhae (MSC)
DAEWOO (400m) 18.000 Teus (Triple-E)
Constr Nome
(2012) Daewoo (Maersk)
(2013) Daewoo (Maersk)
(2013) Daewoo (Maersk)
(2013) Daewoo (Maersk)
(2013) Daewoo (Maersk)
(2014) Daewoo (Maersk)
(2014) Daewoo (Maersk)
(2014) Daewoo (Maersk)
(2014) Daewoo (Maersk)
(2015) Daewoo (Maersk)
Fotos:
CMA CGM Amerigo Vespucci - Rico Voss
CSCL Star - Klaus Kehrls
Maersk Edison - Klaus Kehrls
Maersk Emden - Johnny Go
MSC Gaia - Dave van Spronsen
MSC Kalina - Wartsila
MSC Lauren - Ulf Kornfield
MSC Paloma - Dave van Spronsen
Parabén pela matéria
ResponderExcluireles são muito semelhantees entre sí, pelo menos no conceito do design do casco, aparentam muito o mesmo projeto com versões shot e long hull
Abs
marcelo
Obrigado!
ResponderExcluirÉ, realmente no olho é dificil saber quem é quem, mas estou começando a gostar cada vez mais desse tipo de navio.