Em 2012, a Costa Cruzeiros, mais uma vez, usará Trieste (Itália)
como porto de
saída para um de seus navios. O Costa Classica,
que foi deslocado pelo grupo em
2008 para outros destinos, retorna
com embarques, sempre aos sábados, entre 19
de maio e 24 de
novembro, no próximo ano, com cruzeiros de oito com o itinerário:
Trieste, Ancona, Mykonos, Atenas, Corfu e Dubrovnik. A temporada
será maior do que em 2008, com 28 escalas (75% a mais do que
daquele ano) e
movimentação de 65 mil passageiros (de novo, um
aumento de 75%).
Com
Trieste, a Costa Cruzeiros passa a operar em 12 portos de
embarque na Itália. Os
outros são Savona, Livorno, Civitavecchia,
Nápoles, Capri, Messina, Palermo,
Catânia, Bari, Ancona e Veneza.
A Costa foi a primeira companhia na
Europa a introduzir uma política
de gestão direta dos terminais de cruzeiros,
com o objetivo de prestar
serviços de qualidade em terra e instalações em
conformidade com os
padrões de excelência oferecidos aos hóspedes a bordo de
navios da
Companhia.
Desde 2011, a empresa administra diretamente o
terminal do porto de
Savona. As novas instalações, co-financiadas pela Costa com um
investimento de 3,6 milhões de euros, passaram a funcionar na cidade
da Ligúria,
em 2003. A companhia empregou, desde então, mais de 8
milhões de euros na
construção de um terminal satélite. Em Barcelona,
a empresa investiu 12 milhões
de euros em um terminal de cruzeiros,
que foi inaugurado em abril de 2007. A
Costa também co-administra
terminais de passageiros, em Nápoles, Civitavecchia e
Marselha.
Primeira empresa de turismo marítimo a fazer de Trieste um
porto
regular de embarque, a Costa vem ampliando sua participação local. As
ações começaram em 2006 com o Costa Marina (25.600 toneladas e
capacidade para
1.000 hóspedes) e cresceram nos últimos anos. A Costa
tem aprimorado seus
itinerários por Trieste, abrangendo uma série de
iniciativas alinhadas com o
apoio e empenho das autoridades locais,
empresas e parceiros
comerciais.
Desde que a Costa iniciou suas operações em Trieste, o
número de
passageiros cresceu. Em 2006, eram 20 mil passageiros e o
Costa
Marina fez 15 escalas, com saídas aos domingos pelo itinerário Trieste,
Ancona, Santorini, Mykonos, Atenas, Corfu, Dubrovnik e Trieste.
Em
2007 a linha italiana novamente operou com o Costa Marina,
consolidando sua
liderança com 19 escalas (26% maior do que 2006) e
movimentando 23 mil
passageiros (mais 15%). O impacto econômico
na cidade foi substancial. Estima-se
a movimentação de um milhão de
euros, originário dos gastos dos passageiros da
Costa. As saídas também
eram aos domingos. O roteiro incluía Trieste, Ancona,
Santorini, Mykonos,
Atenas, Corfu, Dubrovnik e Trieste.
Em 2008, o
Costa Classica (53.000 toneladas e capacidade para 1.680
hóspedes) substituiu o
Costa Marina. Fez 16 escalas no ano com 37 mil
passageiros (mais de 57%
comparado a 2007). Saídas aos domingos. O
itinerário consistia em Trieste,
Ancona, Santorini, Mykonos, Atenas,
Corfu, Dubrovnik e Trieste.
Fonte: A Tribuna
Fotos: Rafael Ferreira Viva
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