Translator

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Navios levados para o corte

Mais alguns navios conhecidos em Santos que estão sendo levados
para o corte.

O primeiro deles é o "Sapphire II", muito conhecido em Santos
mas escalando nosso porto com o nome de "Pythagoras", esse
navio inclusive foi o primeiro mencionado em nossa galeria
semanal "recordar é viver".

Como "Pythagoras" deixando Santos em janeiro de 2006

Construído em 1978 pelo estaleiro japonês Hakodate Dock, a
embarcação foi lançada inicialmente com o nome "Nea Elpis"
78-99, posteriormnte renomeada "Pythagoras" permaneceu assim
até 2007 sob a propriedade do armador grego Navina Maritime SA,
em seguida vendido à Doris Maritime Service e renomeado
"Tabarak" 07-10.

Chegando à Santos em junho de 2005

Com 180,83m de comprimento, 23,10m de boca, 10,688m de
calado o navio alcançava até 13 nós de velocidade. Sua demolição
ocorrerá no porto paquistanês de Gadani.

A segunda embarcação em questão atualmente chama-se "Island
Star", mas escalou Santos algumas vezes com o nome "Carina II".

Deixando Santos como "Carina II" em janeiro de 2006

Construída em 1977 pelo estaleiro japonês Sumitomo Oppama a
embarcação ao longo de 34 anos possuiu diversos nomes tais como;
"Union Beauty", "Pacific Freedom", "Ravenna", "Nomadic Queen",
"Huron" e "Carina II".

Com 178m de comprimento, 22,96m de boca, 10,459m de calado
a embarcação pertence atualmente ao armador sírio Reem Maritime
e será desmanchada em Gadani, no Paquistão.

Para terminar, outro navio bem conhecido em Santos será levado
para o corte amanhã em Alang (Índia). Trata-se do "Med Salvador"
que em nosso porto foi visto também com o nome "Columbialand".


Visto na imagem como "Columbialand" em janeiro de 2007

Construído em 1978 pelo estaleiro sueco Eriksbergs Mekaniska
Verkstads AB - Gotemburgo , a embarcação lançada com o nome
"Columbialand" permaneceu assim até 1979 quando teve seu nome
alterado para "Seatrain London", mais tarde em 1985 foi renomeada
"Stena Arctica". A partir de 1989 voltou a se chamar "Columbialand"
e somente em 2007 quando foi vendida ao armador Navalmar passou
a ser chamada "Med Salvador".


Visto em Santos como "Med Salvador" em agosto de 2009

Com 185,83m de comprimento, 26,5m de boca, 11,045m de calado
o navio chama muita atenção por sua proa do tipo quebra-gelo, muito
útil na sua região de origem em virtude das serveras condições
climáticas.


Texto e fotos: Rafael Ferreira Viva
Postar um comentário