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terça-feira, 24 de maio de 2011

Primeira manobra de atracação do Vale Brasil em São Luís reúne diversos Práticos


O navio "Vale Brasil", que acaba de bater o recorde de maior navio
mineraleiro do mundo, realizou com sucesso sua atracação inaugural
em 23 de maio no terminal de Ponta da Madeira, São Luís do Maranhão,
de onde partirá no próximo dia 26, rumo à China, transportando 400 mil
toneladas de minério de ferro.

A operação de atracação durou quase cinco horas, de 8:20hrs até às
13:00hrs, quando foi concluída a amarração dos 24 cabos de aço (12
ligados à proa e outros 12 à popa). Segundo o Presidente da Associação
dos Práticos do Estado do Maranhão, José Roberto Taranto, a manobra
foi auxiliada por um rebocador a mais do que seria o usual para navios
de grande porte naquela região, totalizando até cinco rebocadores,
quatro deles com força de 75 toneladas BP (os mais fortes hoje em
operação no país).

O "Vale Brasil" havia chegado à zona portuária da capital maranhense
em 12 de maio e ficou aguardando o carregamento de minério de ferro
em outros navios mineraleiros. Segundo o prático Taranto, além da fila
de navios, "a espera de 11 dias deveu-se também ao monitoramento de
condições de correntes e marés que fossem o mais favorável possível
para esta primeira atracação de um navio tão grande". De acordo com
ele, privilegiou-se um horário diurno de trabalho e a manobra foi feita
numa maré de quadratura, que é um pouco mais branda, oferecendo
mais conforto e segurança para a atividade. "A costa do Maranhão tem
uma das marés mais fortes do mundo, com amplitude que costuma
bater os sete metros. No entanto, a atracação do "Vale Brasil" ocorreu
numa maré de quatro metros, com correntes de três a quatro nós,
configurando-se num cenário natural menos turbulento".

A manobra foi conduzida pelo prático Carlos Figueiredo, do alto dos
seus cinquenta anos de ofício, e acompanhada por outros seis práticos
de São Luís, para adestramento profissional inclusive, conforme explicou
o prático Taranto, que também estava a bordo. Além do grupo do
Maranhão, zonas de praticagem de outros estados também enviaram
representantes para acompanhar o trabalho: um prático de Recife,
Santos e dois práticos de Vitória, mais o capitão de portos do Espírito
Santo, estado do sudeste onde esta classe de navio deverá atracar num
futuro próximo. A China, país de destino da embarcação em operação,
também enviou cinco práticos para acompanhar o procedimento.

"O Vale Brasil apresenta tecnologia similar a de outros navios de grande
porte, mas o que ele vem agregar ao serviço de praticagem é um olhar
diferenciado e um novo patamar de segurança para navegação em águas
restritas, dada a sua dimensão recordista. É mais um navio que vem
atestar o grau de excelência da praticagem brasileira", concluiu o
presidente da Associação dos Práticos do Estado do Maranhão.



Foto: Edson Lucas
Matéria: Conapra / Jornal O Nortão

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