Translator

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Recordar é viver!

Voltamos a lembrar em nossa galeria da empresa norueguesa Ivaran,
com alguns navios mencionados novamente e outros relembrados
pela primeira vez neste blog.


Imagens da embarcação chegando e deixando o porto de Santos

Construído em 1988 pelo estaleiro Hyundai o navio "Americana"
foi o mais famoso deles, pois era capaz de transportar containers e
passageiros, possuindo um desenho bem diferenciado que chamava
muita atenção. Com 176,71m de comprimento, 26,01m de boca o
navio podia transportar até 1.120 teus. A embarcação foi pra o corte
em 2010 na China, com o nome de Golden Trade.

Deixando o porto de Santos em janeiro de 1999

Construído em 1996 pelo estaleiro alemão Thyssen o "Ivaran Eagle"
atualmente possui o nome de "San Felipe", o mesmo da época de
seu lançamento. A embarcação ao longo desse tempo fora renomeada
diversas vezes; "Lykes Eagle", "Columbus Mexico", "Puerto Limon".

Com 166,87m de comprimento, 27,40m de boca, 9,62m de calado
sua capacidade total é de até 1.512 teus.

Visto na imagem em março de 1999

O "Ivaran Hunter" escalou Santos diversas vezes e com muitos nomes
diferentes, entre eles "Conti Valencia", "Sea Tiger", "Lykes Hunter",
"MSC Spain" e "MSC Malaga". Construído em 1998 pelo estaleiro
sul-coreano Daewoo a embarcação possui capacidade para transportar
até 2.460 teus. Com 206m de comprimento, 29,8m de boca e 11,40m
de calado atualmente navega com o nome "Conti Valencia".

Na entrada do canal de acesso ao porto de Santos em 1998

Construído em 1994 no estaleiro alemão Thyssen o navio "San Antonio"
atualmente chamado "Asia Star" em seus 17 anos de serviço possuiu
diversos nomes, entre eles "Jolly Avorio", "Indamex New York",
"Delmas Charcot". Com 166,62m de comprimento, 27,40m de boca,
9,62m de calado sua capacidade de carga é de 1.512 teus.

Deixando Santos próximo ao ferry boat em fevereiro de 1999

Pertencente a mesma classe do navio "San Antonio", o "San Clemente"
foi construído no mesmo estaleiro e ano de seu irmão. Possuiu também
diversos nomes ao longo de sua história tais como; "Columbus Bahia",
"Cielo del Chile" e "Canmar Fortune". Com 166,62m de comprimento,
27,40m de boca, 9,62m de calado sua capacidade de carga é de 1.512
teus.

Deixando o porto de Santos em julho de 1999

Construído em 1985 pelo estaleiro alemão Flender Werft, o navio
"Santos" atualmente chamado "Baruna Mega" transporta até 1.132
teus sendo 75 reefers. Com 151,31m de comprimento, 25,01m de
boca, 9,765m de calado a embarcação atualmente possui bandeira da
Indonésia e pertence ao armador local Baruna Shipping Line.

Próximo a fortaleza da barra em março de 1999

Construído em 1996 no estaleiro alemão Thyssen o navio "Ivaran Raven"
atualmente chamado "San Francisco" possuiu nomes como; "Francisco",
"Contship Brasil", "Lykes Raven", "Maersk Apapa" e "Lykes Pilot".

Com 166,62m de comprimento, 27,40m de boca, 9,62m de calado sua
capacidade de carga é de 1.512 teus.



Agradecimento
Fotos: S. R. Smera

4 comentários:

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

O Amricana

pena que veio em uma epoca que os cruzeiros maritimos eram joia rara entre brasileiros

Quem conheceu este makestoso navio sabe que deixaria muito porta buneco no chinelo

Suas acomodações luxuosissimas para pax eram melhor qualificadas que muito porta buneco por ai ...

Os 1,99 afretados a CVC então não dariam nem pro cheiro entre comodidade, luxo e atendimento ...

Uma pena, navio que deixou muitas saudades, mas imortalizado em casa em uma belissima maquete

Abs
Marcelo

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Boas lembranças, tive oprtunidade de ir a bordo de varios navios proprios e afretados a Ivaran como o proprio Americana, Salvador, Santa Fé, San Martin, Santa Barbara, Santa Monica ....

bons tempos !

Jan Honningsvåg disse...

É realmente nostalgico! Bons tempos de IVARAN, eu tive o privilegio de viajar em varios navios da IVARAN, meu pai é o 1ºoficial de muitos deles, M/S SAO PAULO, M/S SALVADOR(o antigo construido em 1961), M/S SOLHOLT, M/S RIO DE JANEIRO, M/S MONTEVIDEO e por ultimo ele trabalhou no M/S SANTA FE, onde eu tenho minhas grandes recordações das viagens feitas entre Santos Buenos Aires, Montevideo, Paranagua, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Tampico no Mexico varios portos dos USA até New York.
Bons tempos que não volta mais, mas eu aproveitei muito esse tempo, passando por mares calmos e com muita tormenta no triangulo das bermudas, tive esse prazer assustador, e agradeço por ter escapado e estar vivo aqui hoje para contar isto.

Por favor se alguem tem mais fotos de navios da IVARAN, proprios ou afretados mande para meu e-mail por favor jandopt@gmail.com .
Muito obrigado galera, estamos juntos.

Jan Honningsvåg

RVPhotos disse...

Esse armador realmente deixou saudades, lembro quando eu era criança e vinha à Santos nas férias sempre via seus navios atracados no porto... saudades

Abrss e obrigado pelos coments