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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Embarcação chinesa que fará serviços no cais santista aguarda início das operações


Chegou à Santos no dia 14/08 a embarcação "Yuandong 007", que
fará a derrocagem (desmonte) parcial das pedras Teffé e Itapema,
localizadas respectivamente na margem direita e esquerda do porto
de Santos.

Segundo a adiministração do porto, o trabalho de derrocagem terá
início em setembro, e ainda não tem uma data definida. A obra da
SEP, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC), integra o projeto de aprofundamento do canal de navegação
para 15 metros e seu alargamento para 220 metros, também com
aporte do Governo Federal.


Com isso, o porto poderá receber navios com maior calado, dessa
forma aumentando em até 30% a sua capacidade de movimentação.

Os trabalhos serão iniciados logo após os testes de detonação pela
pedra do Teffé. A previsão é de que a obra dure aproximadamente
dois meses (inicialmente estava programada para 18 meses) e seja
retirado um volume de 31,3 mil m³, sendo 20,1 mil m³ da Teffé e
11,2 mil m³ da Itapema. A perfuratriz Yuandong 007, de origem
chinesa, foi construída especialmente para este tipo de atividade.


Com 100,86m de comprimento e 17,6m de boca, possui dez torres
de perfuração capazes de suportar uma coluna de perfuração de 28m
de comprimento, com uma guia para o revestimento do furo. O navio
é equipado ainda com um propulsor lateral de proa, seis guinchos de
âncora, duas colunas de apoio de trabalho e outras duas auxiliates.

Esses equipamentos permitem a atuação em todo o processo da
derrocagem, desde a perfuração da rocha, o carregamento do
explosivo até a detonação. O mesmo sistema foi usado na ampliação
do Canal do Panamá, na América Central.

A programação dos técnicos da empresa é de que a embarcação fique
em atividade todos os dias da semana, por 24 horas, perfurando as
rochas. Porém, as detonações ocorrerão somente em horário pré-
determinado.


Durante a preparação de cada detonação, o canal de navegação ficará
fechado por um período de três horas no local da obra. Para informar
quem estiver nas imediações do porto, será utilizada uma sirene.

Cinco minutos antes da detonação serão emitidos seis sinais de 10
segundos cada e um minuto antes da ação mais um sinal de 10
segundos, seguidos por mais 10 de três segundos cada. Após a
detonação, será realizada a inspeção da área e em seguida, estando
tudo certo, um sinal longo avisará a liberação do canal de navegação.

Para a proteção da faunda existente no canal do estuário, segundo
a administração do porto, será utilizada uma carga suspensa de
pequena intensidade antes das detonações. Uma cortina de bolhas
ao redor de toda a área de trabalho também será acionada. O objetivo
é reduzir o impacto da pressão hidrodinâmica da detonação, ou seja,
controlar a onda de choque gerada.



Fonte: Portal Marítimo



Ficha técnica da embarcação:

Nome - Yuandong 007
Construção - 2009 (Ningbo Daxie)
Imo - 9530981
Call Sign - 3ETO4
Bandeira - Panama
Registro - Panama
Gross - 3,693
Dwt - 2,701
Comprimento - 100,86
Boca - 17,60
Calado - 3,90
Armador - Far East Drilling & Blasting
Ex Nomes - ####

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