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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Log-In Lança mais um navio ao mar

a operadora logística Log-In lançou ao mar nesta terça-feira o navio
graneleiro "Log-In Tambaqui", no Estaleiro Eisa, Rio de Janeiro. A
embarcação é a terceira de uma encomenda de sete, sendo dois do
tipo graneleiro e cinco porta-contêiner.

Segundo o presidente da companhia, Vital Jorge Lopes, a previsão
é que o navio que vai movimentar seis milhões de toneladas de
minério de bauxita a granel por ano entre os portos de Trombetas
e Vila do Conde, no Pará - entre em operação em 2012.

Lopes frisou que, atualmente, a companhia opera com cerca de 3
ou 4 navios no Pará, para onde vão os dois navios graneleiros, o
"Log-In Tambaqui" e o "Log-In Tucunaré". O segundo está previsto
para ir ao mar dentro de seis meses e entra em operação também
em 2012.

"Não conseguimos afretar navios com capacidade para prestar o
serviço adequado para as nossas necessidades", destacou o executivo.

O valor do contrato com o Estaleiro Eisa é de R$ 1 bilhão, R$ 300
milhões apenas na construção dos dois graneleiros. Lopes afirmou
ter redução de custos com os projetos, mas preferiu não divulgar o
montante. Dos outros dois navios tipo porta-contêiner que já foram
lançados ao mar, o "Log-In Jacarandá" já está em operação e o
"Log-In Jatobá" entra no fim deste mês.

Segundo Lopes, depois que a frota de cinco navios tipo porta-
contêiner estiver completa, a capacidade de transporte de carga da
companhia, com estas operações, vai aumentar em 70% "Esperamos
que isso aconteça até 2013", afirmou Lopes.

O executivo explicou que apenas dois navios ainda não tiveram a
ordem de construção confirmada. "Estão sendo feitos alguns cálculos
para justificar que a encomenda seja realmente realizada", destacou
Lopes. A confirmação deverá ficar pronta até o fim deste mês.

Lopes reforçou que a companhia deseja fortalecer ainda mais o
mercado brasileiro e aproveitar as oportunidades que estão surgindo
no país, como o crescimento do setor de óleo e gás.


Fonte: Portalmarítimo

2 comentários:

Anônimo disse...

É importante a entrada de mais um navio com bandeira/tipulação brasileira, entretanto tenho lido que ainda é mais vantagem comprar os navio no exterior do que construir em estaleiros nacionais, talvez o maior benefício seja o financiamento, entretanto a burocracia e o tempo de construção não são atrativos, lembro que os dois primeiros navios da Log-In - M/V Log-In Amazonia e Pantanal , foram comprados no exterior , vejamos o caso da MAESTRA que está comprando navios no exterior.
sds
Germano spershu

RVPhotos disse...

A construção naval no Brasil é mto fraca ainda, só se constrói offshore e mesmo assim embarcações modelo 1.0, com os navios não é diferente, além dos prazos não serem cumpridos, são navios pelados e com resultado final duvidoso, e no final das contas mto caros para quem encomenda.

Abrss