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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Estaleiro Mauá lança quarto navio do Promef


A Transpetro e o Estaleiro Mauá lançaram ao mar nesta segunda-feira,
12, o navio de produtos "José Alencar", batizado em homenagem so
ex-vice-presidente da República. O navio foi transferido ao cais do
estaleiro, onde passará por acabamentos finais antes da entrega à
companhia para início das operações.

Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56
milhões de litros de combustíveis, o "José Alencar" é o último da
classe de 4 navios de produtos encomendados pelo Programa de
Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) ao
Estaleiro Mauá. O primeiro, "Celso Furtado", foi entregue à
Transpetro no dia 25 de novembro e já está em operação. As outras
duas embarcações, "Sérgio Buarque de Holanda" e "Rômulo Almeida",
estão em fase de acabamentos.

Em discurso durante a cerimônia, o Presidente da Petrobras, José
Sergio Gabrielli, reforçou a importância do desenvolvimento da
indústria naval brasileira para atender à grande demanda gerada pelo
pré-sal: "Não vamos construir navios fora do Brasil. O que puder ser
feito aqui, será feito aqui. Este é um desafio fundamental", disse.

O Presidente da Transpetro, Sergio Machado, agradeceu o empenho
dos trabalhadores do Estaleiro Mauá: "Valeu a pena acreditar na
capacidade do povo brasileiro. Valeu a pena acreditar que o Brasil,
tendo chance, é capaz de superar qualquer desafio e mostrar que o
nosso país tem força, tem garra. É esse o Brasil que está sendo
construído hoje", afirmou.

Sergio Machado disse estar honrado em poder homenagear o ex-vice-
presidente da República, José Alencar, "exemplo de obstinação e de
luta pelo desenvolvimento com justiça social". O navio "José Alecar",
tem como madrinha a gerente geral de construção e montagem do
Promef, Ana Paula dos Santos Costa.

Logo após o lançamento da embarcação, o Estaleiro Mauá realizou o
batimento de quilha do primeiro navio da série de quatro Panamax
encomendados pelo Promef. Com 228 metros de comprimento e
capacidade para 72,9 mil toneladas de porte bruto, estes navios serão
usados para o transporte de petróleo ou derivados escuros. A série de
quatro Panamax foi contratada ao Estaleiro Ilha SA (Eisa), que
construirá as embarcações no Mauá.

O programa já encomendou 41 navios e 20 comboios hidroviários a
estaleiros brasileiros, com investimento de R$ 10 bilhões, garantindo
as bases para a revitalização da indústria naval brasileira. As
encomendas permitiram a abertura de três novos estaleiros no Brasil;
Estaleiro Atlântico Sul, STX Promar e Estaleiro Rio Tietê. O Brasil
tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do
mundo e ocupa a quinta posição no ranking das encomendas de
navios em geral. A indústria naval brasileira, que tinha menos de 2
mil trabalhadores na virada do século, hone emprega quase 60 mil
pessoas.


Ficha ténica:

Nome - José Alencar
Construção - 2011 (Estaleiro Mauá)
Imo - 9489924
Call Sign -
Bandeira - Brasil
Registro - Rio de Janeiro
Gross - 28,900
Dwt - 48,300
Comprimento - 182,85
Boca - 32,20
Calado - 12,80
Armador - Transpetro
Ex Nomes - ####



Fonte: Transpetro

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