O armador dinamarquês Lauritzen Offshore que já opera no Brasil
com o navio shuttle tanker "Dan Eagle" em breve contará com mais
duas embarcações desse tipo para transporte de petróleo entre a
Bacia de Campos e os principais terminais marítimos da Petrobrás.
Alguns detalhes dos equipamentos presentes nas embarcações
Os dois navios estão sendo construídos no estaleiro chinês Cosco
Nantong Shipyard e segundo o cronograma da empresa devem ser
entregues ainda esse ano. As embarcações foram batizadas "Dan
Cisne" e "Dan Sabiá" possuem 59.000 dwt, bandeira das Bahamas,
207m de comprimento e 32,20m de boca.
Atual navio em operação e nova classe em serviço até o final de 2011
Atualmente o navio em operação pela empresa é o "Dan Eagle"
44.774dwt construído em 1999 pelo estaleiro sul-coreano Hyundai
inicialmente como um navio tanque para produtos claros, a
embarcação passou por diversas transformações no estaleiro polonês
Remontowa Shipyard para no final de 2008 iniciar suas operações
como navio aliviador.
Dan Eagle fundeado na barra sul do canal de São Sebastião
As novas embarcações representam maior capacidade de transporte
e a mais moderna tecnologia desenvolvida para esse tipo de navio,
com um design diferenciado e sistemas como posicionamento
dinâmico (DP) e bow-loading system (BLS)¹.
(¹) O Bow Loading System é o sistema com o qual o carregamento
(transferência)
do petróleo entre a unidade de armazenamento e o
aliviador é realizado. Este carregamento ocorre pela proa
onde há
uma espécie de alçapão que se abre para facilitar a conexão do
mangote da plataforma à válvula do BLS no navio. Ao final da
operação, a boca do mangote se fecha automaticamente.
Texto: Rafael Ferreira Viva
Fotos:
Dan Eagle - Rafael Ferreira Viva
Dan Cisne - Lauritzen Offshore
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