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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Terminais Portuários Brasileiros

TECON SANTOS
Inicialmente contava apenas com 2 berços

A galeria de hoje apresenta o terminal de containers de Santos, maior
da América do Sul. Inaugurado em 30/08/1981 pelo navio brasileiro
"Calandrini" pertencente ao armador Lloyd Brasileiro que descarregou
93 containers procedentes de Londres, o Tecon foi o primeiro
terminal do país exclusivo para esse tipo de movimentação. Está
localizado no município de Guarujá (margem esquerda do Porto de
Santos) e recebe hoje navios com capacidade de até 7.450 teus.

 Ainda com seu pátio vazio e nenhum navio atracado
Equipamentos utilizados no início das operações do terminal

Em 1995 o consórcio Santos Brasil sagrou-se vencedor no processo
público para arrendamento do terminal de containers do Porto de
Santos, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O
consórcio vencedor originou a Santos Brasil SA.

Imagem atualizada do terminal com sua enorme estrutura

A companhia formula soluções completas de logística integrada para
clientes dos mais variados segmentos, como os da indústria química,
farmacêutica, alimentícia, autopeças, eletroeletrônicos e bens de
consumo, suprindo importantes diferenciais de pontualidade, rapidez
e segurança.

Operam containers e veículos atualmente

Empresa de capital aberto, a Santos Brasil já investiu cerca de R$ 2,2
bilhões en qualificação de mão-de-obra, tecnologia e modernização
da infraestrutura portuária nos locais onde seus terminais estão
estabelecidos. Suas unidades de negócio contam com sistemas de
posicionamento de containers (GPS) de última geração, cálculos de
pátio (como o sistema Navis, um dos mais avançados do mundo) e
monitoramento eletrônico de containers refrigerados, que ajudam
a garantir a segurança e a qualidade na prestação de serviços. No
segmento logístico, a empresa desenvolve soluções customizadas
que utilizam o sistema de Supply Chain management (SCM),
oferecendo mais tranquilidade e eficiência ao transporte de
mercadorias.

O terminal possui 596.000m² de área total e 980 metros de cais
acostável com quatro berços de atracação. Possui ainda 2.000
tomadas reefer e 12.000m² de armazéns cobertos.

Vista geral do terminal e canal de acesso

O Tecon possui atualmente capacidade de movimentação que gira
em torno de 2 milhões de TEU por ano. Operam no terminal os
principais armadores do mundo como Hamburg-Sud, Maersk Line,
MSC, China Shipping, Cosco, Evergreen, UASC CMA CGM entre
outros.

Grandes armadores operam no Tecon (foto: Rafael Ferreira Viva)

Atualmente estão em operação 16 portainers, alguns deles Super Post
Panamax, 34 RTGs, 22 reach stackers, 14 guindastes PT e 1 MHC. O
Tecon possui também quatro ramais ferroviários internos e 150
câmeras de vídeo que monitoram todo o complexo e seus cerca de
1.995 funcionários.

Vista geral do terminal com seus berços e pátios

Recentemente o terminal bateu o record de movimentações por hora
com 70 movimentos e ainda este mês receberá 10 novos reboques
(terminal tractors) capazes de puxar 2 containers cheios de uma só
vez.



Imagens: Santos-Brasil e Novomilênio
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